sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Feira de Artesanato Solidária

Jorge Costa

No passado fim-de-semana, no Centro Comercial Londres, na Senhora da Hora, comemorou-se os 25 anos de actividade daquele edifício comercial. Um dos primeiros fora do Grande Porto, nos seus tempos áureos, rumavam aos seus espaços milhares de pessoas, àquele que se tornou um ícone comercial da zona.
Integrado nas comemorações do seu 25º aniversário, realizaram uma pequena, mas interessante Feira de Artesanato, bastante concorrida, sendo uma boa alternativa às habituais compras natalícias.
Ana Sousa, da organização, estava satisfeita com os resultados «ultrapassamos as nossas expectativas, mas acho que as pessoas ainda não estão sensibilizadas para o este tipo de trabalhos artesanais, o que se reflecte um pouco nas vendas. Provavelmente outro factor importante será o agravar da situação económica, incontornável, que se vive no país e quiçá no mundo», disse Ana Sousa.
A Feira, como referimos, coincidiu com o 25º aniversário do Centro Comercial Londres, contando com música ao vivo, dança e karaoke.
Para além da confraternização entre os 72 artesãos presentes, que se vão reencontrando em cada evento, existe uma tentativa de «reavivar, divulgar e não deixar acabar o artesanato em Portugal», disse a responsável que caracteriza estas iniciativas como «uma forma de troca de ideias, acabando até por sermos uma família», disse, em resposta à boa disposição reinante durante todo o evento.
Todo o dinheiro que sobrou dos gastos organizacionais, reverteram a favor do IPO (Instituto Português de Oncologia), havendo, em conjunto, uma recolha de pijamas intitulado "Movimento do Pijaminha", em colaboração com o referido Instituto.
Estiveram ainda presentes duas artesãs da Associação “Bichanos do Porto”, em que todas as vendas reverteram na integra para a ajuda no tratamento, alimentação e afins dos gatos de rua acolhidos, para posterior adopção.
Quem passou pelo local assistiu e pode adquirir belas obras de arte feitas à mão, como a técnica do guardanapo (Decopage), bijuteria, lã, "crochet", telas, cerâmica, arranjos florais, doces típicos do Brasil (Cocada e Trufas), entre outros produtos integralmente artesanais.
Algumas fotos do evento, poderão ser vistas no fórum http://contasemissanga.forumvila.com, onde alguns participantes se encontram já inscritos e trocam ideias.

Retirado da Edição on line do jornal MaiaHoje

http://www.maiahoje.pt/noticia.php?id=591

Sem comentários: